contando as visitas

domingo, 8 de outubro de 2017

O erro do rei Saul


Antes da aula...
  1. Chegue antes dos alunos;
  2. Receba-os com carinho;
  3. Marque a frequência;
  4. Pergunte as crianças como foi a semana;
  5. Realize o momento de louvor
  6. Ore













OBJETIVOS:
Que os alunos compreendam que não devemos nos precipitar (agir sem pensar)

Para memorizar:














Dinâmica para memorização do versículo:
Faça cartões com cada palavra do versículo (2 de cada) 
Imprima 2 vezes ou escreva em cartolina
Divida a turma em dois  grupos, misture as palavras
Entregue a cada grupo as fichas do versículo e marque um tempo para cada grupo colocar em ordem
formando a frase do versículo.
Ao termino peça a cada grupo para ler a frase

Explique o versículo, cite o ditado que "o apressado come cru! Se não temos paciência de esperar a comida corremos o risco de ingerir alimentado mal cozido, cujo gosto é desagradável e não é saudável também.

Alguém já se sentiu pressionado?
  
Nervoso? assustado?


Irritado? zangado?


Aborrecido?

Faça essas carinhas com cartolina, canetinha hidrocor, faca descartável ou palitinhos.
Do tamanho que desejar... use a tampa de tigela ou vasilha redonda como molde.

RESUMO DA LIÇÃO


Saul foi um bom rei no inicio de seu reinado. 
Mas, depois, ele se tornou um mau representante de Deus, 
porque achou que podia fazer as coisas sem a ajuda de Deus. 
O povo de Deus tinha muitos inimigos.
Um dia Jônatas filho de Saul venceu os soldados filisteus.
Mas Saul disse a todos uma mentira: que ele (Saul) havia vencido os filisteus.
Sabendo os Filisteus se reuniram em uma grande multidão de soldados e foram lutar contra Israel, uma grande multidão como areia da praia, já imaginaram quantos soldados?
Não temos condição de contar a areia da praia, então aquele exercito era muito grande!
O povo de Israel ficou apavorado e fugiram se escondendo na cavernas, nas montanhas.
Saul ficou muito preocupado, mandou chamar Samuel, 
mas Samuel não chegava, passou 7 dias! e nada de Samuel, 
Então Saul mandou trazer o holocausto e as ofertas para Deus e ofereceu os sacrifícios que somente Samuel o sacerdote poderia fazer.                                                                                      
Ele desobedeceu a Deus
E quando Saul estava terminando, Samuel chegou! 
Indo Saul ao encontro de Samuel, levou um carão!!!!
Samuel perguntou porque ele tinha desobedecido e não esperou por ele?
E Saul respondeu porque o povo estava se espalhando e porque Samuel não vinha., estava demorando muito. E os inimigos estavam perto!
Então Samuel falou que por causa da desobediência, ele ia perder tudo que tinha. Deus ia escolher um novo rei, e os filhos de Saul não iam mais ser reis. Tudo por causa da desobediência.  

Perguntinhas:

® Saul foi um rei escolhido por Deus? Sim
® Deus deu uma ordem a Saul. Ele obedeceu? Não
® Deus abençoa pessoas desobedientes? Não
® Desobedecer a Deus é pecado? Sim
® O que significa obedecer a Deus? Respeitar o que Ele diz em Sua Palavra.
® Quem sabe maneiras de obedecer a Deus? Falar a verdade, não roubar, não falar palavrões, respeitar os pais e os professores, estudar, ajudar no serviço de casa, não brigar com os irmãos e colegas, orar, ler a Bíblia, louvar a Deus, ir à célula para aprender a Palavra de Deus etc.


SUGESTÃO DE BRINCADEIRA:
O mestre mandou 
Sente as crianças sentadas em semi circulo
Escolha uma criança que vai adivinhar quem é o mestre,
Enquanto essa criança sai de cena, escolha um MESTRE, 
todas crianças farão tudo que o mestre mandar mas não podem dizer quem é
Quando a criança voltar a cena para adivinhar 
As demais crianças farão o combinado, bater palmas, puxar a orelha, colocar a mão no chão etc, vão mudando de gestos, até a criança adivinhar. Mas atenção só tem 3 chances! 
Adivinhando ou não para a brincadeira e troca as crianças

IMPORTANTE: as crianças precisam entender que para a brincadeira dar certo todos tem que obedecer as regras.  
 










Leitura bíblica: I samuel 13: 1-15

1 Saul reinou um ano; e no segundo ano do seu reinado sobre Israel,
2 Saul escolheu para si três mil homens de Israel; e estavam com Saul dois mil em Micmás e na montanha de Betel, e mil estavam com Jônatas em Gibeá de Benjamim; e o resto do povo despediu, cada um para sua casa.
3 E Jônatas feriu a guarnição dos filisteus, que estava em Gibeá, o que os filisteus ouviram; pelo que Saul tocou a trombeta por toda a terra, dizendo: Ouçam os hebreus.
4 Então todo o Israel ouviu dizer: Saul feriu a guarnição dos filisteus, e também Israel se fez abominável aos filisteus. Então o povo foi convocado para junto de Saul em Gilgal.
5 E os filisteus se ajuntaram para pelejar contra Israel, trinta mil carros, e seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está à beira do mar; e subiram, e se acamparam em Micmás, ao oriente de Bete-Áven.
6 Vendo, pois, os homens de Israel que estavam em apuros (porque o povo estava angustiado), o povo se escondeu pelas cavernas, e pelos espinhais, e pelos penhascos, e pelas fortificações, e pelas covas.
7 E alguns dos hebreus passaram o Jordão para a terra de Gade e Gileade; e, estando Saul ainda em Gilgal, todo o povo ia atrás dele tremendo.
8 E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele.
9 Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.
10 E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.
11 Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás,
12 Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do Senhor não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto.
13 Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;
14 Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.
15 Então se levantou Samuel, e subiu de Gilgal a Gibeá de Benjamim; e Saul contou o povo que se achava com ele, uns seiscentos homens.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

como o professor deve estudar a lição?


  • Com reverencia
  • Com amor
  • Com a mente imparcial
  • Com proposito de obedecer



















Ore e se prepare mentalmente com o objetivo de desenvolver a criatividade para não se limitar apenas as ideias de outros.
Quer aprender a ler a bíblia de forma inteligente?
Então é necessário:

  1. Fazer investigação original: Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Atos 17:11
  2. Usar uma boa versão da bíblia (bíblia de recursos para o ministério com crianças)
  3. Usar recursos externos possíveis (internet, livros de estudo bíblico etc)

Então! bora estudar a palavra de Deus
O professor é um eterno pesquisador

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Passos para preparar a lição


1. Oração
O poder da oração do professor
A Bíblia diz...
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
João 15:5-7
Faça como Salomão peça em suas orações, sabedoria a Deus para ensinar a Sua palavra.
O primeiro passo é orar... então, por quem o professor deve orar?
  • Por si;
  • Pelas crianças;
  • Ore por sabedoria 
  • Ore por você que vai transmitir a mensagem da palavra de Deus
  • Ore pelas crianças
Fique atenta ao segundo passo... Boa semana!




terça-feira, 12 de setembro de 2017

Como planejar sua semana? Antes da aula


SEGUNDA-FEIRA

  • oração
  • Escolha da lição: se tiver revista vá direto para a lição da semana
  • 1ª leitura 


TERÇA-FEIRA
  • Oração
  • Ponto por ponto: leia o resumo, objetivos, tire dúvidas, use o dicionário para palavras desconhecidas etc.
  • 2ª leitura
QUARTA-FEIRA

  • Oração
  • Versículo: memorize-o e escolha uma forma para os alunos memorizar
  • cântico: procure de acordo com a lição, se encontar.
  • 3ª Leitura
QUINTA-FEIRA


  • Oração
  • Escolha do método: como vai contar a história? de forma tradicional (falando), vai usar vídeo? encenação? Fantoches etc
  • Meditação

SEXTA-FEIRA
  • Oração
  • Preparo do visual
  • Aplicação: use dinâmicas ou brincadeiras, são bem interessantes
SÁBADO
  • Oração
  • Revisão da matéria
  • Esboço: resumo e  principais a serem ensinados + objetivos
DOMINGO!
  • Oração
  • Apresentação da lição
  • Desafio: realizar o que foi planejado durante a semana
É SEMPRE BOM SE PREPARAR
BOA SEMANA

Molde Máscaras animais - Arca de Noé

Páginas