contando as visitas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Cidadão do Céu na Terra


Leitura Bíblica: Mt 5.14 (Devemos ser o exemplo);

Jo 9:5 ; Gn 1

(A Bíblia diz que Deus via que sua criação era boa, e se amamos a Deus devemos aprender a preservar a Sua criação).

Objetivo: Semear a consciência ecológica no seu aluno. Explicar a importância de preservar o meio-ambiente nas pequenas ações do dia-a-dia. Técnica: Construção de um varal de recados com colagens e desenhos. Material Necessário: Recicláveis como jornal, revistas, o verso de papéis utilizados, rolos de papelão do papel higiênico. Cola e material para colorir (tintas, canetinhas, tudo o que tiver disponível) e barbante. Reflexão: Ajude seu aluno a perceber como é importante cuidar deste planeta que Deus construiu com tanto carinho para ser o nosso lar temporário. Ao preservar a vida do planeta estamos preservando nossa própria vida.


“Cristianismo de papel!”
Esta expressão é o mesmo que dizer “Cristianismo de aparência”. Infelizmente, muitas pessoas apenas se dizem cristãs, mas não agem como cristãs. A expressão acima foi escolhida para iniciar nossa reflexão, pois o tema desta aula irá falar sobre a reutilização de papel. E com este jogo de palavras, estamos propondo uma aula onde o professor possa deixar claro ao seu aluno que ele tem um papel a desempenhar nesta luta pela preservação do meio ambiente.Ao compreender que ser cristão não é apenas falar, mas demonstrar nas pequenas atitudes do cotidiano, o aluno estará amadurecendo na fé e crescendo em entendimento. Ajude seu aluno!Pense: “Professam conhecer a Deus, mas negam-no pelas suas obras, sendo abomináveis, desobedientes e REPROVADOS PARA TODA BOA OBRA”. (Tt 1:16)

Preparação para aula :

Procure ler o material proposto no link Saiba Mais ao final desta aula. Tire suas dúvidas sobre a importância de cuidar do meio ambiente e faça disto um estilo de vida! Seja Luz nas trevas e ensine o seu aluno a ser luz.Converse com seus alunos em uma roda sobre as maneiras de preservar a natureza. Atitudes simples podem contribuir muito: escovar os dentes com a torneira desligada, evitar qualquer desperdício de água, não jogar papéis no chão, não poluir as praias com lixos na areia ou no mar, separar os lixos em casa,etc. Incentive o seu aluno a ser diferente! A ser um exemplo de cidadão do céu enquanto está aqui na Terra! Lembre de refletir sobre a importância de preservar a criação de Deus, enfatize que uma maneira de demonstrar que amamos Deus é cuidar bem da natureza.


Imagine que incoerente seria falar que amamos Jesus e ao mesmo tempo depredamos a criação Dele. Deus nos recompensará por toda obra de nossas mãos (1 Co 15.58).Devemos ser o exemplo como cidadãos e buscar a perfeição enquanto estamos nesta terra.Pense: “...a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para TODA BOA OBRA.” (2Tm 3:17) “...recomendada pelo testemunho de boas obras, se criou filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os atribulados, se praticou TODA A SORTE DE BOA OBRA.” ( 1Tm 5:10)-


Procure ler com atenção os textos indicados, leve estatísticas e informações interessantes para seus alunos. Nunca os subestime devido à idade. As crianças geralmente se interessam muito em aprender coisas novas e podem surpreender você com a quantidade de informação que conseguem guardar. Portanto dedique-se! Aprenda mais lendo os links do “Saiba Mais” e pesquise em outras fontes. Também se lembre de conversar com seu pastor se você pode expor o varal de desenhos, que irá confeccionar com os alunos, em algum espaço da Igreja.


Vamos trabalhar:
Coloque sua turminha para trabalhar! Após debater e aprender sobre o meio ambiente distribua folhas brancas e estenda em algum canto da sala o cordão. Diga que vocês irão construir um “cordão ecológico” ou “varal do cidadão do céu” * para anunciar que Deus se agrada que nós sejamos cidadãos do céu aqui na terra, e que precisamos demonstrar o nosso amor por ELE preservando a Sua criação.
* DICA: Você pode criar um nome para o conjunto da obra junto com os alunos! Assim o varal terá um significado mais forte para todos. Antes de expor na Igreja, faça um cartaz bonito apresentando este trabalho. Coloque o título, o nome da turma, o objetivo da atividade e um versículo bíblico.

Use sua criatividade! Este cartaz de apresentação irá oferecer credibilidade e seriedade ao trabalho. Peça também para que o pastor convide a Igreja para visitar a exposição ou o varal e que assim todos possam aprender a ser um cidadão do céu na terra!


Como fazer?
Os alunos poderão desenhar ou fazer colagens, disponibilize jornais, revistas, cola e incentive a criatividade! Entregue também a cada aluno 1/2 rolo de papelão (Recorte o rolo ao meio formando dois pequenos tubos. Estes rolos são aqueles que há no interior do papel higiênico) e peça para eles pintarem ou fazerem colagem, sendo necessário cobrir todo o material e transformá-lo em algo bonito e decorativo. Os desenhos devem ser colados no barbante ou presos por grampos de roupa coloridos, e intercalados com os pequenos tubos de papel higiênico. Desta forma haverá um desenho e uma metade de um tubo, após outro desenho e outra metade de um tubo. Assim, o varal estará visualmente bonito e colorido, pois além dos tubos de papelão enfeitarem, estarão separando melhor um desenho de outro. Se você tiver poucos alunos, pode dar um rolo de papel para cada aluno sem cortar ao meio para o varal não ficar muito pequeno.Incentive a criatividade, fale que eles podem picar os jornais, revistas com as mãos e colar nos tubos ou fazer pequenas bolinhas de papel, ou encapá-los com outra folha e depois pintar, ou usar tinta guache, enfim, o importante é que nesta atividade seus alunos vejam que coisas muitos simples e que fazem parte do nosso dia a dia podem ser transformados através da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Molde Máscaras animais - Arca de Noé

Páginas