Minha Loja

sábado, 26 de abril de 2008

O CORDÃO VERMELHO NA JANELA


Josué 2: 1-24
Fonte: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças

Objetivo do Professor: Que a criança não salva deposite a sua fé somente no Senhor Jesus, para ser salva.

Verdade Central Relacionada à Criança: Coloque a sua fé somente no Senhor Jesus, para ser salvo do castigo do pecado.

I – Introdução e Andamento

(Mostre às crianças um pedaço de fio ou cordão vermelho.) Imagine que você mora numa cidade que está sendo invadida pelo exército inimigo. O único meio de fugir é usando um cordão vermelho. A situação parece estranha, não é? Mas, isso aconteceu realmente a uma mulher que viveu há muitos anos, quando Israel estava se preparando para entrar na terra que Deus tinha prometido lhes dar.

A. Dois homens foram enviados por Josué para espiar a cidade inimiga de Jericó (v. 1).

A nação de Israel (cerca de dois milhões de pessoas) estava a entrar em Canaã, a terra que Deus lhes havia prometido, Jericó, uma cidade que ficava a cerca de 8 km a oeste do rio Jordão, era a entrada para a país montanhoso que Israel devia conquistar. Era um lindo oásis tropical conhecido como a “Cidade das Palmeiras” (Dt 34:3). Um muro imenso cercava a cidade (2:15). Jericó também tinha o seu próprio exército (6:2), fazendo delas uma das mais fortes cidades muradas. A religião Cananéia praticada pelo povo de Jericó envolvia idolatria, prostituição religiosa, e sacrifício de crianças. A conquista dessa cidade por Israel fazia parte do castigo de Deus sobre o povo de Jericó, por causa do pecado (gênesis 15:16).

B. Em Jericó, os espias se hospedaram secretamente na casa de uma mulher chamada Raabe (v. 1).

[A Bíblia diz que Raabe era uma “prostituta”. Alguns estudiosos acreditam que o termo se referia simplesmente a uma mulher que cuidava de uma hospedaria. Porém, muitos o tomam no sentido tradicional, que identificaria Raabe como uma mulher que praticava imoralidade com muitos homens.]

Como as outras pessoas em Jericó, Raabe era uma mulher cuja vida pecadora estava fazendo a ira e juízo de Deus caírem sobre a cidade. Deus é perfeito e santo. Ele odeia todo o pecado e avisa que o pecado tem que ser punido. Você e eu também somos pecadores. Nascemos desejando fazer a nossa vontade em vez da de Deus (Isaías 53:6). A sua natureza pecaminosa é que leva você a praticar muitas coisas erradas (ser egoísta, desobedecer, etc.). Deus diz que o castigo definitivo do pecado é ficar para sempre separado dele (Romanos 6:23). O pecado é coisa muito grava aos olhos de Deus. Por causa do pecado deles, Raabe e seu povo corriam agora o risco de receber o castigo divino.

C. O rei de Jerico enviou homens para prender os espias (vv. 2,3).

D. Raabe escondeu os espias para protegê-los; depois mentiu aos homens do rei para que procurássemos espias em outro lugar (vv.4-7).

[Você pode querer discutir com a classe a mentira de Raabe, se isso for adequado à idade dos alunos. Use algumas perguntas que os faça refletir, como: Deus poderia ter protegido os espias sem a mentira dela? O fato de Raabe ter mentido por uma boa causa torna a mentira aceitável? Muitos acreditam que sua mentira correspondia ao estilo de vida pecaminoso dela e que, embora estivesse prestes a crer em Deus, era imatura em sua fé, retendo ainda certos hábitos mundanos.]

E. Raabe revela aos espias a sua fé no Deus de Israel (vv.8-11)

[A informação que Raabe deu aos espias, quanto ao medo que a cidade tinha de Israel e do Deus de Israel, era um cumprimento de cântico de Moisés (Êxodo 15:15b,16) e da promessa de Deus (deuteronômio 2:25), dando grande encorajamento aos espias] Ouvir falar do grande poder e cuidado de Deus pela nação de Israel levou o povo de Jericó a ter medo, mas raabe acreditava nesse Deus como o Deus celestial, único e verdadeiro. Apesar do pecado dela, Deus amava raabe e queria que ela pusesse sua fé nEle. Esse mesmo Deus ama e cuida também de você. Ele é o grande e poderoso Deus que fez todas as coisas, inclusive você. Ele conhece você e o seu pecado, mas ama você (Efésios 2:4). Ele quer que você coloque a sua fé nEle, para ser salvo do castigo do pecado. O poder e cuidado de Deus pelo Seu povo eram bem conhecidos em Jericó, e esse conhecimento convenceu Raabe de que Ele era o Deus único e verdadeiro.

F. Raabe pediu aos espias que poupassem a sua vida e de sua família (vv.12-14)

[Sabendo que Deus havia dado a terra à nação de Israel, Raabe pediu proteção para ela e sua família. Os espias prometeram garantir a segurança dela se ela também garantisse a vida deles, mantendo em segredo a missão.]

G. Raabe fez os espias descerem pela janela de sua casa por uma corda, para que pudessem fugir para os montes (vv.15,16).

H. Antes de partir, os espias instruíram Raabe a amarrar um cordão vermelho na janela, para que pudessem identificar a casa dela, quando os israelitas invadissem a cidade (vv.17-20).

Quando Israel chegasse para tomar a terra, todos na cidade deveriam ser mortos, como juízo de Deus sobre o pecado do povo, isto é, todos, menos as pessoas dentro da casa com o cordão vermelho pendurado na janela. Deus providenciou esse meio especial para salvar Raabe e sua família. Raabe era uma pecadora, no entanto tinha fé (acreditava) em Deus, para receber dEle a Salvação. Deus providenciou também, um meio para você ser salvo do castigo do pecado. Ele enviou seu filho perfeito, o Senhor Jesus Cristo, para morrer na cruz, recebendo em Si mesmo o castigo por todos os pecados. Quando Jesus derramou seu sangue na cruz, Ele estava recebendo o castigo que você merecia (Efésios 1:7). Ele sofreu e morreu para que você nunca precise ficar separado de Deus por causa do pecado. Jesus foi sepultado, mas no terceiro dia voltou a viver. Hoje Ele está vivo no Céu. Basta pôr simplesmente a sua fé no Senhor Jesus para você ser salvo do castigo do pecado. Isto significa que você deve crer de todo coração que Jesus morreu por você, e confiar nEle como o Único que pode salvá-lo do pecado. A única maneira de Raabe e sua família serem salvas do castigo de Deus sobre Jericó foi colocar a sua fé em Deus. Eles tinham de mostrar essa fé, amarrando o cordão vermelho na janela e confiando em Deus para salvá-los.

III. Clímax

Confiando em Deus, Raabe amarrou o cordão vermelho na janela (v. 21).

IV. Final

A. Conclusão

1. Os espias fugiram em segurança, e apresentaram seu relatório a Josué. Eles o encorajaram dizendo que Deus lhes daria a vitória (vv. 22, 24).

2. Quando a invasão de Jericó finalmente aconteceu, Raabe e seus familiares foram poupados e retirados da cidade, como os espias haviam prometido (6:21-23).

3. Raabe passou a morar em Israel, e mais tarde tornou-se parte da linhagem de Cristo (Mt 1:5)

B. Apelo (não salvo)

Raabe foi salva do castigo do pecado por ter colocado a sua fé em Deus. Você já fez osso? Deus quer salvá-lo e perdoar todos os seus pecados. Você precisa reconhecer o seu pecado diante de Deus e crer que Jesus morreu por você (João 3:36). (Veja “Fazendo o Apelo à Criança Não Salva”, p. 1059.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

divulgação guia pregador

Nossos Parceiros

Compre agora!