terça-feira, 10 de junho de 2008
domingo, 8 de junho de 2008
Dinâmica: ABRA O OLHO MEU IRMÃO
- Participantes:
- Tempo Estimado: 20 minutos
- Modalidade: Visão da Sociedade.
- Objetivo: Tomar consciência da luta desigual que enfrentamos em
nossa sociedade.
- Material: Dois panos para fechar os olhos e dois chinelos ou
porretes feitos com jornais enrolados em forma de cacetete.
- Observação: Possíveis leituras do Evangelho - Mc 10, 46-52 ou Lc
24, 13-34.
- Descrição: Dois voluntários devem ter os rostos cobertos e devem
receber um chinelo ou porrete. Depois devem iniciar uma briga de
cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do
grupo apenas assiste. Assim que inicia a "briga", o coordenador faz
sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um
dos voluntários e deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente
para que os resultados das duas situações sejam bem observados, o
coordenador retira a venda do outro voluntário e encerra a
experiência, abrindo um debate sobre o que se presenciou no contexto
da sociedade atual. A reação dos participantes pode ser muito
variada. Por isso, é conveniente refletir algumas posturas como:
indiferença x indignação; aplaudir o agressor x posicionar-se para
defender o indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com
o oprimido, etc. Alguns questionamentos podem ajudar, primeiro
perguntar aos voluntários como se sentiram e o por quê. Depois dar a
palavra aos demais participantes. Qual foi a postura do grupo? Para
quem torceram? O que isso tem a ver com nossa realidade? Quais as
cegueiras que enfrentamos hoje? O que significa ter os olhos
vendados? Quem estabelece as regras do jogo da vida social, política
e econômica hoje? Como podemos contribuir para tirar as vendas dos
olhos daqueles que não enxergam?
Dinâmica: TROCA DE UM SEGREDO
- Participantes:
- Tempo Estimado: 45
- Modalidade: Problemas Pessoais.
- Objetivo: Fortalecer o espírito de amizade entre os membros do
grupo.
- Material: Lápis e papel para os integrantes.
- Descrição: O coordenador distribui um pedaço de papel e um lápis
para cada integrante que deverá escrever algum problema, angústia ou
dificuldade por que está passando e não consegue expressar oralmente.
Deve-se recomendar que os papéis não sejam identificados a não ser
que o integrante assim desejar. Os papéis devem ser dobrados de modo
semelhante e colocados em um recipiente no centro do grupo. O
coordenador distribui os papéis aleatoriamente entre os integrantes.
Neste ponto, cada integrante deve analisar o problema recebido como
se fosse seu e procurar definir qual seria a sua solução para o
mesmo. Após certo intervalo de tempo, definido pelo coordenador, cada
integrante deve explicar para o grupo em primeira pessoa o problema
recebido e solução que seria utilizada para o mesmo. Esta etapa deve
ser realizada com bastante seriedade não sendo admitidos quaisquer
comentários ou perguntas. Em seguida é aberto o debate com relação
aos problemas colocados e as soluções apresentadas.
Possíveis questionamentos:
- Como você se sentiu ao descrever o problema?
- Como se sentiu ao explicar o problema de um outro?
- Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro?
- No seu entender, o outro compreendeu seu problema?
- Conseguiu pôr-se na sua situação?
- Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa?
- Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo?
- Mudaram seus sentimentos em relação aos outros, como conseqüência
da dinâmica
Dinâmica: 30 SEGUNDOS
- Modalidade: Debate.
- Objetivo: Estimular a participação de todos por igual nas reuniões
e evitar interrupções paralelas.
- Material: Nenhum.
- Descrição: O coordenador apresenta um tema a ser discutido pelo
grupo. Baseado neste tema, cada integrante tem trinta segundos para
falar sobre o assunto apresentado, sendo que ninguém, em hipótese
alguma, pode ultrapassar o tempo estipulado, ao mesmo tempo em que os
outros integrantes devem manter-se em completo silêncio. Se o
comentário terminar antes do término do tempo, todos devem manter-se
em silêncio até o final deste tempo. Ao final, a palavra o tema pode
ser, então, debatido livremente. O coordenador também pode desviar,
utilizando como tema, por exemplo, "saber escutar e falar",
introduzir questões como:
* Sabemos respeitar e escutar (e não simplesmente ouvir) a opinião do
outros?
* Conseguimos sintetizar nossas opiniões de maneira clara e
objetiva?
Dinâmica do nó
Material: Não é necessário
Desenvolvimento : Os participantes de pé, formam
um círculo e dão as mãos. Pedir para que não se
esqueçam quem esta a seu lado esquerdo e direito.
Após esta observação, o grupo deverá caminhar
livremente. a um sinal do animador o grupo deve
para de caminhar e cada um deve permanecer no
lugar exato que está. Então cada participante
deverá dar a mão a pessoa que estava a seu lado
(sem sair do lugar, ou seja, de onde estiver )
mão direita para quem segurava a mão direita e mão
esquerda para quem segurava a mão esquerda.(como no início )
Com certeza, ficará um pouco difícil devido a
distância entre aqueles que estavam próximos no
início, mas o animador tem que motivar para que
ninguém mude ou saia do lugar ou troque o
companheiro com o qual estava de mãos dadas.
Assim que todos estiverem ligados aos mesmos
companheiros, o animador pede que voltem para a
posição natural, porém sem soltarem as mãos e em
silêncio. ( O grupo deverá desamarrar o nó feito
e voltar ao círculo inicial, movimentando-se
silenciosamente.) Se após algum tempo não
conseguirem voltar a posição inicial, o animador
libera a comunicação.
Enfim, partilha-se a experiência vivenciada.
(destacar as dificuldades. )
Obs : Sempre é possível desatar o nó
completamente, mas quanto maior for o grupo, mais
difícil fica. Sugerimos que se o grupo passar de
30, os demais ficam apenas participando de fora.
Desenvolvimento : Os participantes de pé, formam
um círculo e dão as mãos. Pedir para que não se
esqueçam quem esta a seu lado esquerdo e direito.
Após esta observação, o grupo deverá caminhar
livremente. a um sinal do animador o grupo deve
para de caminhar e cada um deve permanecer no
lugar exato que está. Então cada participante
deverá dar a mão a pessoa que estava a seu lado
(sem sair do lugar, ou seja, de onde estiver )
mão direita para quem segurava a mão direita e mão
esquerda para quem segurava a mão esquerda.(como no início )
Com certeza, ficará um pouco difícil devido a
distância entre aqueles que estavam próximos no
início, mas o animador tem que motivar para que
ninguém mude ou saia do lugar ou troque o
companheiro com o qual estava de mãos dadas.
Assim que todos estiverem ligados aos mesmos
companheiros, o animador pede que voltem para a
posição natural, porém sem soltarem as mãos e em
silêncio. ( O grupo deverá desamarrar o nó feito
e voltar ao círculo inicial, movimentando-se
silenciosamente.) Se após algum tempo não
conseguirem voltar a posição inicial, o animador
libera a comunicação.
Enfim, partilha-se a experiência vivenciada.
(destacar as dificuldades. )
Obs : Sempre é possível desatar o nó
completamente, mas quanto maior for o grupo, mais
difícil fica. Sugerimos que se o grupo passar de
30, os demais ficam apenas participando de fora.
Dinâmica: Auto confiança
Material: Venda para os olhos.
Desenvolvimento : Formar duplas com todo o grupo.
Em cada dupla, uma pessoa é vendada e a outra a
conduz para dar um passeio fazendo-a passar por
situações diversas ( se possível ) Escadas, por
meio de cadeiras.
Depois de alguns minutos, inverter os papéis.
No final, fazer uma avaliação : Como foi a
experiência, como se sentiu?, como foi ser
conduzido? Como foi conduzir?
"Devemos nos entregar nas mãos de Deus sem
medo, deixar Deus nos conduzir."
Desenvolvimento : Formar duplas com todo o grupo.
Em cada dupla, uma pessoa é vendada e a outra a
conduz para dar um passeio fazendo-a passar por
situações diversas ( se possível ) Escadas, por
meio de cadeiras.
Depois de alguns minutos, inverter os papéis.
No final, fazer uma avaliação : Como foi a
experiência, como se sentiu?, como foi ser
conduzido? Como foi conduzir?
"Devemos nos entregar nas mãos de Deus sem
medo, deixar Deus nos conduzir."
sábado, 7 de junho de 2008
Isaías 60:22
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Qual o nome dos pais de Caim e Abel? Qual o nome dos filhos de Adão e Eva? Qual a profissão de Caim? Qual a profissão de Abel? Qual a oferta...
-
1. Onde Jesus nasceu? R. Belém da Judeia. 2. Quem era o rei quando Jesus nasceu? R. Herodes 3. Quem veio do oriente a Jerusalém? R. M...
-
Este jogral adaptamos para o aniversario da esposa do pastor JOGRAL - PARABÉNS PASTOR Fonte: Autor desconhecido Oito crianças, cada ...
Arquivo do blog
- agosto 2024 (2)
- julho 2024 (2)
- abril 2024 (2)
- fevereiro 2024 (2)
- novembro 2023 (1)
- agosto 2023 (1)
- julho 2023 (1)
- junho 2023 (7)
- março 2023 (3)
- fevereiro 2023 (3)
- janeiro 2023 (8)
- dezembro 2022 (3)
- novembro 2022 (1)
- outubro 2022 (4)
- agosto 2022 (6)
- julho 2022 (4)
- junho 2022 (1)
- abril 2022 (1)
- março 2022 (2)
- março 2021 (1)
- janeiro 2021 (1)
- outubro 2020 (2)
- setembro 2020 (4)
- julho 2020 (1)
- junho 2020 (1)
- maio 2020 (1)
- abril 2020 (2)
- março 2020 (1)
- fevereiro 2020 (5)
- janeiro 2020 (1)
- dezembro 2019 (6)
- setembro 2019 (7)
- julho 2019 (1)
- março 2019 (3)
- julho 2018 (1)
- junho 2018 (4)
- março 2018 (1)
- fevereiro 2018 (1)
- janeiro 2018 (1)
- dezembro 2017 (4)
- novembro 2017 (4)
- outubro 2017 (6)
- setembro 2017 (5)
- agosto 2017 (8)
- julho 2017 (10)
- junho 2017 (10)
- maio 2017 (4)
- abril 2017 (2)
- março 2017 (5)
- fevereiro 2017 (6)
- janeiro 2017 (2)
- dezembro 2016 (3)
- março 2016 (1)
- outubro 2015 (1)
- agosto 2015 (1)
- junho 2015 (2)
- novembro 2014 (3)
- outubro 2014 (5)
- setembro 2014 (2)
- agosto 2014 (2)
- julho 2014 (2)
- abril 2014 (4)
- março 2014 (3)
- fevereiro 2014 (2)
- dezembro 2013 (5)
- abril 2013 (1)
- março 2013 (1)
- agosto 2012 (1)
- julho 2012 (1)
- maio 2012 (1)
- abril 2012 (1)
- fevereiro 2012 (1)
- janeiro 2012 (2)
- outubro 2011 (1)
- setembro 2011 (4)
- junho 2011 (1)
- maio 2011 (2)
- abril 2011 (8)
- março 2011 (1)
- fevereiro 2011 (2)
- outubro 2010 (1)
- setembro 2010 (2)
- maio 2010 (1)
- abril 2010 (1)
- março 2010 (3)
- janeiro 2010 (2)
- setembro 2009 (2)
- julho 2009 (1)
- junho 2009 (1)
- maio 2009 (4)
- abril 2009 (7)
- março 2009 (6)
- fevereiro 2009 (7)
- janeiro 2009 (3)
- dezembro 2008 (2)
- novembro 2008 (8)
- outubro 2008 (8)
- setembro 2008 (19)
- agosto 2008 (6)
- julho 2008 (12)
- junho 2008 (18)
- maio 2008 (25)
- abril 2008 (29)
- março 2008 (9)
- fevereiro 2008 (29)